O_Circo_SuperPython

O Programa SuperPython é um projeto de diversas disciplinas de desenvolvimento de Games na linguagem Python para crianças e jovens. Ele foi criado para aproveitar o talento e a criatividade de crianças e jovens na produção de histórias interativas e games. Criando games, estes jovens podem sentir a satisfação de concretizar o seu mundo lúdico, ao mesmo tempo que produzem um material instigante que pode ser apreciado e usufruído por seus pares. A linguagem de programação usada é de fácil aprendizagem e produz programas de qualidade profissional, equivalente ao que se encontra no mundo real. Motivar os jovens a se empenhar na tarefa de programação é um desafio, pois eles buscam um resultado imediato de alta qualidade que na verdade requer um longo período de aprendizagem. É preciso que se ofereça resultados palpáveis com muita presteza para que permaneçam motivados e persistam na aquisição de habilidades de programação crescentemente complexas. Nesta proposta, a cada aula eles já dispõe de um jogo completo que pode ser jogado pelo autor e qualquer outra pessoa que se interesse. O empoderamento crescente de sua capacidade de programar leva o joven a construir jogos cadavez mais complexos e a se encantar ao dominar a arcana arte da programação.

Ementa e diário Ferramenta Spy Ideias para o Circo Projeto pedagógico

O mundo dos jogos e os jovens

Jovens são atraídos pelos jogos e em particular os jogos eletrônicos, os Games. Os games então podem fornecer a motivação para canalizar o talento dos jovens para atividades de estudo e ciências. A programação de games é uma maneira eficiente para construir habilidades e competências importantes nos jovens. Entre estas competências estão o letramento literário e digital, o raciocínio lógico e a criatividade narrativa. A construção de games é um ótimo veículo para a educação formal de toda espécie, onde o aprendizado está ligado à função social de um produto que será usado por muitos. Esta função social é semelhanto ao que os jovens buscam nas redes sociais, procurando a afetividade de seus pares no reconhecimento e aprovação de sua identidade. O modelo deste projeto procura catalizar a energia que os jovens dispendem nas redes e nos games para uma atividade prazeirosa que edifica o seu proprio ser e ainda objetiva o serviço à sua comunidade.

Aproveitando talentos

O universo dos games é o caminho para engajar os jovens em atividades proveitosas para o seu futuro e o futuro da sociedade.

As oficinas de games

O jovem aprende a construir o seu próprio game.

O projeto do Jardim Botânico

Uma oficina no jardim botânico

  • coleta de fotos
  • consulta na biblioteca
  • reunião para o argumento e roteiro
  • criação do jogo

O projeto do Museu de Geodiversidade

Jovens superdotados em conjunto com outros jovens entusiastas de games constroem este projeto

  • coleta de fotos no museu
  • leitura do livro Viagem a
  • reunião para o argumento e roteiro
  • criação do jogo
  • criação de um mapa brainstorm do jogo
  • mapa com os ambientes do jogo

O projeto SurdoNews

Estudantes do curso técnico de programação do Colégio Pedro II programam um jogo para melhorar o letramento de surdos em língua portuguesa.

  • escolha de uma mensagem já produzida em LIBRAS
  • documento com  o argumento e roteiro
  • mapa com cenários onde a notícia se passa
  • protótipo desarticulado do jogo

O circo intinerante

Estas oficinas são levadas a outras localidades. Atualmente o Circo está com uma atuação em Costa Barros, onde o jogo do Jardim Botânico está sendo construído coma as crianças do sexto ano.

O futuro

A expectativa é que esse trabalho seja multiplicado para que diversas outras oficinas casuais e permanentes sejam criadas.

Created by carlo at 17/08/2015 às 19:39

Updated by carlo at 15/12/2016 às 19:53




Comments

Nenhum comentário até o momento.

Somente os participantes de labase podem comentar.

ActivUFRJ version 0.18.1112 - ©2010-2018 NCE/UFRJ